Viarco Express VIARCO EXPRESS
inícioprojectoColecçãoviarcomaus hábitosmuseu da presidênciaexposição
 

Notícias
Sobre o Hotel da Oliveira



¾ SÃO ARTE ¼ É HISTÓRIA


Daniel Pires
Isaque Pinheiro
João Baeta
Volker Schnüttgen

13 de Junho às 18h30 (Inauguração)

Com o colectivo de DJ's Sete Magníficos
a partir das 23h00 MIN & SUPA nos Maus Hábitos.

"Não sei efectivamente se a arte é um dos produtos da construção do trabalho colectivo, como afirma Toni Negri, numa das oito cartas da obra Arte Y Multitudo. Mas não tenho dúvidas de que a arte depende da carne da contingência. Quando na multiplicidade de vozes, existem artistas que apesar das suas diferenças se reúnem, surgem sempre novas direcções, novos horizontes de sentido, novas cartografias do sensível, mesmo quando no calor dos acontecimentos, entre cooperação ou antagonismo, possa parecer que nada tenha sido produzido, nada seja evidente e se apresente de forma visível.

No caso do Maus Hábitos – Espaço de intervenção cultural e da associação cultural Saco Azul, ao longo dos seus 13 anos de existência, muito aconteceu. Muitas vezes tal como num jogo, as cartas foram dadas e continuadamente foram embaralhadas. Do mesmo modo, com ou sem ansia de resultados, as possibilidades de visibilidade dadas aos artistas, de produção e criação artística, obedeceram a uma única regra, mais importante do que os resultados, seria o jogo, i.e., os processos, as vontades. Ora isto possibilitou a muitos artistas, nas suas múltiplas variáveis, pragmáticas ou poéticas, apresentarem por vezes pela primeira vez o seu trabalho sem qualquer limitação imposta por qualquer juízo ético ou estético, ou, qualquer imposição programática. Logo, aquilo que ao longo deste tempo permaneceu e resistiu - por vezes sem a devida compreensão por parte de alguns, que no interior de um certo escrutínio crítico, faria acreditar na existência de uma certa anarquia programática - foi uma efectiva liberdade de criação artística.

"¾ São Arte ¼ É História" apresenta-se como um desafio criado aos artistas Daniel Pires, Isaque Pinheiro, João Baeta e Volker Schnüttgen, que têm acompanhado, cada um a seu modo, o Maus Hábitos e a Saco Azul desde o seu início, permitindo se reencontrarem na sua diversidade e pluralidade, criarem outra possibilidade de baralhar de novo. Uma possibilidade criada pela residência artística, onde sem ânsia de resultados, se apresentam "coisas" que sucederam ao modo de pensar, sem o "instrumentalismo" utilitário da fabricação e do uso, mas de perceptos e afectos, que transfiguram o espaço-tempo e o sentido de comunidade."
Trapo (Porto, Junho de 2014)

Uma produção Saco Azul Associação Cultural, com o apoio da DGARTES / Secretario de Estado da Cultura.
  © Viarco Express



Hotel da Oliveira adquire a colecção Viarco Express.


Cinco anos passaram sobre a criação do projecto "Viarco Express - Um século, Dez lápis, Cem desenhos", pelo que é com um grande prazer que comunicamos que o mesmo entrou na reta final.
Durante este período a colecção foi exposta em Lisboa no Museu da Presidência da Republica (2009), em São João da Madeira no Museu da Chapelaria / Fábrica Oliva (2010) e no Porto na Biblioteca Almeida Garrett (2011/2012) onde foi apreciada por milhares de pessoas.

Durante este período de exposições, compreendemos que artisticamente a totalidade da coleção é um importante documento para o registo da cartografia artística do desenho Português, e que por este motivo muito nos satisfaz informar que coleção foi integralmente adquirida pelo Hotel da Oliveira em Guimarães e que a mesma será  exposta na cidade berço do nosso país.

Em breve daremos mais e boas noticias.
A todos os que colaboraram directa ou indirectamente para o sucesso deste projecto colectivo fica o nosso profundo agradecimento.
  © Viarco Express
 

 
 
  © Todos os direitos reservados
Contactos | Ficha técnica | Mapa do site