|
|
|||||
Pedro Cabrita Reis Ricardo Pistola Mafalda Santos Mariana Moraes Isaque Pinheiro Rute Rosas João Baeta Samuel Silva Luís Figueiredo Pedro Barbosa. |
|||||
Se dependesse do primeiro nome da lista, este seria sem dúvida o mais curto dos percursos. Pedro Cabrita
Reis assumiu desde o primeiro momento que não passaria o lápis. Porquê? Nas palavras do próprio:“ (…) primeiro, porque não me dou com ninguém; segundo, ao passar o testemunho a outros numa acção
colectiva estaria a falsificar o meu entendimento sobre as coisas. Isso [a cumplicidade e a afectividade]
é uma fricalhada.” Directo, honesto e intransigente, assim se revela Cabrita Reis, um nome maior da arte
contemporânea portuguesa. Um dos percursos mais coerentes e complexos do panorama nacional, o caminho
trilhado por Pedro Cabrita Reis é a todos os níveis extremamente pessoal, bem como um dos mais completos,
sendo um artista multifacetado que se move com igual agilidade e inteligência na pintura como na escultura,
na instalação como na fotografia. Dada a recusa de Cabrita Reis em entrar no jogo, coube a Daniel Pires, director do Maus Hábitos, reiniciar o processo. Este é, de resto, o lápis mais próximo desse espaço, tendo todos os artistas seguintes passado por lá. Desde o momento inicial em 2001 que o Maus Hábitos começou a configurar-se como uma peça fundamental no processo de solidificação da cena artística independente que emergiu no fim do século XX na cidade do Porto e que tem vindo a atingir a maturidade nos últimos anos. Foi à volta deste e de outros abrigos incontornáveis que, nos seus anos formativos, orbitaram os nomes que se seguem. Num processo que denota as sinergias implícitas do projecto VIARCO Express, decidiu-se passar o lápis a Ricardo Pistola, artista natural de São João da Madeira, onde desenvolve o seu trabalho. A passagem a Mafalda Santos e Mariana Moraes e o percurso subsequente do lápis denota os fortes laços de amizade e cumplicidade de um grupo em que todos se conhecem bem, partilhando projectos, ideias e espaços ao longo dos anos. Mafalda Santos e Mariana Moraes conhecem-se desde a adolescência, período durante o qual foram colegas na Escola Artística Soares dos Reis, e todos têm em comum a passagem pela FBAUP. A Faculdade de Belas Artes do Porto é, aliás, comum a sete dos nove nomes que compõe esta segunda parte da lista; apenas Isaque Pinheiro e João Baeta não têm uma ligação directa com esta instituição. É justamente a Isaque Pinheiro que o lápis chega após passar por Mariana Moraes. Sendo um dos três sócios do Maus Hábitos, a sua presença e contacto com os restantes nomes é perene. A ponte entre a FBAUP e o Maus Hábitos é uma via de dois sentidos constantemente cruzada; Isaque passa o lápis a Rute Rosas, professora assistente do departamento de escultura da FBAUP, a qual o transmite a João Baeta, um dos fundadores dos Maus Hábitos. Baeta trabalha também como programador para o Espaço Ilimitado, um dos muitos projectos ligados à difusão artística que marcam o meio na cidade do Porto. O lápis chega então a Samuel Silva, escultor da novíssima geração da FBAUP, cujo trabalho esteve exposto justamente no Espaço Ilimitado (Retrospectiva, 2009). Samuel Silva passará o lápis a Luís Figueiredo; ambos coincidiram na colectiva Está a Morrer e Não Quer Ver (2009), comissariada por Manuel Santos Maia para o Espaço Campanhã. O lápis chegará a bom porto com Pedro Barbosa, que em comum com Luís Figueiredo tem o projecto colectivo Atelier do Rato Fusível. O mapa construído pelo percurso deste lápis é exemplar do tipo de dinâmica artística que tem vindo a ser desenvolvida no Porto nos últimos 10 anos, seguindo uma lógica colectivista e de iniciativa própria, criando espaços autónomos e uma rede intrincada de contactos que não se restringe nem ao Porto, nem a Portugal.É interessante notar aquilo que é, de certa forma, a institucionalização da independência como paradigma de trabalho. O arquipélago como resposta à ilha, a rede como resposta à linha directa, naquilo que se prefigura como um futuro possível da arte contemporânea em Portugal. |
© Todos os direitos reservados |
Contactos | Ficha técnica | Mapa do site |