A cidade de São João da Madeira tem na industria a sua génese, e não é por acaso que usa o epíteto de cidade do trabalho.
Sendo o município mais pequeno de Portugal alberga nos seu 8km quadrados um grande e diversificado tecido industrial, contando com empresas únicas no país que são marcos na nossa história colectiva.
Conscientes do valor que a industria representa para o concelho, a Câmara Municipal em parceria com a Viarco, Fepsa, Cortadoria Nacional do Pelo, Evereste, Helsar, Heliotextil, Museu da Chapelaria, Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, criaram o projecto inovador de Turismo Industrial com o objetivo mostrar o que de melhor se produz na cidade.
Esta é uma oportunidade para que os visitantes tomem conhecimento sobre os diferentes processos de fabrico de uma forma rápida, cómoda e muito pedagógica.
Para visitar a Viarco deverá contactar e marcar visita através do Welcome Center do Turismo Industrial.
Telefone 256 200 204
Telemóvel 916 515 822
E-mail
turismoindustrial@cm-sjm.pt
Website
https://turismoindustrialsjm.pt
Localizado na Torre da Oliva – um dos mais emblemáticos e históricos edifícios de S. João da Madeira -, o Welcome Center é um espaço onde pode obter todas as informações de que necessita sobre o Turismo Industrial em S. João da Madeira e sobre os Circuitos pelo Património Industrial. Aqui poderá efectuar reservas para visitar fábricas, solicitar o serviço de um guia turístico industrial, tirar dúvidas e fazer a marcação para os workshops. Uma equipa estará disponível para ajudá-lo e para lhe apresentar o seu guia turístico industrial ou fornecer o guia multimédia relativo às fábricas ou instituições que pretende visitar.
Faça uma visita ao Welcome Center e descubra, logo ali, o que temos para lhe mostrar. Consulte a mesa interactiva com informações sobre o circuito, conheça a história da Viarco e da fábrica Oliva, através de duas barras cronológicas interactivas.
Este espaço é o ponto de partida para uma viagem inesquecível ao passado, ao presente e ao futuro da nossa história fabril.
Entrar na fábrica é como fazer uma viagem ao tempo da Revolução Industrial
e aos complexos fabris que os livros de História descrevem.
Desde 2012