15 Out PREMIO NOVO TALENTO DESENHO 2019
A 2ª edição da Drawing Room Lisboa teve lugar entre os dias 9 e 13 de Outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa.
A Viarco e a Drawing Room atribuíram o Prémio Novo Talento Desenho ao artista argentino, Matías Ercole, da Miranda Bosch Gallery, com sede em Buenos Aires e NY. Matías Ercole trabalha com esgrafitos que transformam paisagens imaginárias numa imagem completa e desarticulada, como se reescrevesse operações de uma cenografia artificial. Nas suas obras, a natureza encontra uma tensão impensada que submerge a quem a observa, numa atmosfera inquietante e ambígua entre a representação e a abstração.
O artista vive e trabalha em Buenos Aires, é licenciado em Artes Visuais pela Universidade Nacional das Artes. Obteve uma bolsa de formação do Cento de Pesquisa Artística da Fundação START e fez residências em Barcelona (HANGAR) e Uruguai. Ganhou a bolsa Becar Cultura do Ministério da Cultura de La Nación Argentina em 2018, em Turim, Itália, com o trabalho de investigação “La historia de un rayo”, sobre as histórias do seu trabalho e a experimentação com novos materiais.
A Drawing Room Lisboa, feira de desenho contemporâneo fechou a sua 2ª edição em Portugal com cerca de 6000 visitantes e resultados que deixam Mónica Alvarez Careaga, directora da Feira muito satisfeita com mais uma edição em Portugal, afirmando que “este é o momento do desenho, e esta nova edição da Drawing em Portugal é prova disso mesmo. Para além de mais e novas galerias e artistas, e do elevado número de visitantes, com destaque para o público especializado, também o balanço de vendas é extremamente positivo, a superar a edição anterior”.
Drawing Room Matías Ercole Miranda Bosch